Pular para o conteúdo principal

Você conhece a FNLIJ?



Fã de leitura que se preze tem curiosidade e sempre quer saber mais sobre o universo do livro e seus escritores. Saem pelo mundo falando sobre suas leituras, acordam e dormem pensando em literatura, livros, escritores e curiosidades e se inflamam só de pensar em encontrar seu escritor favorito. Se você é desse tipo e não consegue ter uma memória que não inclua um livro, vai gostar de conhecer a FNLIJ, uma espécie de alma protetora dos livros nacionais, que realiza o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, um lugar pensando para o encontro de livros, escritores e público.

Criada para promover a leitura e divulgar o livro de qualidade para crianças e jovens, a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) nasceu no Rio de Janeiro em 1968. Mas por que precisamos de um órgão de utilidade pública como esse?


Além da própria promoção da leitura, a FNLIJ entende a melhoria da educação e da qualidade de vida de crianças e jovens como valor básico para a educação e cidadania. Então atua em prol do direito dessa leitura para todos, por meio de bibliotecas escolares, públicas e comunitárias.

A FNLIJ atua com valores fundamentais para a proteção da literatura infantil nacional. Atua nacional e internacionalmente promovendo a leitura e valorizando bibliotecas. É como uma casa de valorização das obras criadas para infância e juventude. Enriquece a qualidade do livro e a própria leitura atuando em prol da produção brasileira de livros de qualidade.


Um dos eventos mais interessantes realizados pela entidade está o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. No salão acontecem atividades de promoção de leitura para crianças e adolescentes, em sua maioria levados por escolas públicas, particulares e ONGs. Esse público participa de conversas com escritores e ilustrares e tem contato com obras e atividades de promoção de leitura, como leituras de livros premiados e visitas ao acervo selecionado pela FNLIJ.

Em paralelo ao salão acontecem também seminários sobre Literatura Infantil e Juvenil para professores, educadores e especialistas; uma forma que a FNLIJ encontrou para promover a formação leitora de professores, bibliotecários e pais. A temática aborda leitura, literatura e formação de bibliotecas. 

Estabelecida na cidade do Rio de Janeiro. A FNLIJ foi instituída pelas entidades: Associação Brasileira do Livro, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Associação Brasileira de Educação, Câmara Brasileira do Livro, Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Rio de Janeiro, União Brasileira de Escritores e Centro de Bibliotecnia.

De 21 a 28 de junho ocorrerá a 19* Edição do Salão FNLIJ 2017! Programe-se e boa diversão!

Para conhecer melhor a FNLIJ acesse: http://www.fnlij.org.br




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R