Pular para o conteúdo principal

De onde vêm as boas idéias?



Gosto de pensar o ato de ativar as ideias para contar histórias como um conjunto composto de três particularidades que irão influenciar diretamente no resultado final, ou melhor, que irão revelar-se no corpo narrativo do texto, produto final do processo ou ato de contar uma história. As três particularidades são: a pessoa, o processo de trabalho e a proposta de produção final.

Como consultora de histórias da McSill Story Consultancy atuo diariamente com pessoas que encaram o seu processo criativo como um procedimento continuado e repleto de conceitos, métodos e técnicas que ajudam a refinar o ato narrativo. Trabalham a sua pessoa refinando o processo de trabalho e atuando diretamente no resultado final dos seus conteúdos.

Já pensou sobre o seu processo criativo? Como você busca enriquecê-lo e refina-lo de forma a comunicar as suas histórias com uma qualidade cada vez maior? Que seja sempre com a sua cara?

O que posso afirmar é que qualquer processo é bem amparado quando visto como uma sucessão de ações que virão a refinar o autor que está se desenvolvendo dentro de uma determinada prática, no nosso caso especifico trabalhando com escritores, a prática está focada no desenvolvimento do autor e seu ato narrativo particular. 


Cada processo é particular, mas acredito que  a conexão e coerência 
de um fluxo de ideias constrói-se na ideia popular:
 "quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho". 


Deixo como fonte ilustrativa do meu processo de pensamento o video que ilustra as ideias de Steven Johnson. Acredito que mostra bem como as ideias são vistas, revistas e trabalhadas para compor um determinada conceito ou ideia. No fim, tudo o que fazemos segue esse processo: ter uma ideia inicial, trabalhar nela, buscar conceitos e técnicas que auxiliam a construção de pensamento e por fim... editar, editar, editar muito. Não só texto, viu, editar as ideias, os processos, as ações e os encaminhamento que levam o conceito da ideia ou projeto a partir da coerência de pensamentos. 

Bem.... Vamos ao Steven Johnson!
Citado como um dos mais influentes pensadores do ciberespaço, Steven Johnson apresenta sua interessante "ideia ilustrada" mostrando como pensa o processo criativo.  Steven Johnson é editor-chefe e co-fundador da Feed, premiada revista cultural on-line; graduou-se em semiótica pela Brown University e em literatura inglesa pela Columbia University; Autor dos livros: Cultura da Interface, De cabeça aberta, Emergência e outros.






Pensamento dentro do pensamento...


Um sábio já disse que ninguém entra no mesmo rio duas vezes. 
Como ideia, que tal pensar o processo criativo a partir da palavra inconstância? Como algo que não é, mas está sendo? Como algo a ser revisitado. 



 

Refinamento dentro do pensamento...

A proposta é refinar o olhar para elementos destacados. Seja criando ou editando, dedique cada dia a um olhar diverso, propondo foco direto para os elementos que constroem seu texto. 

Abaixo, algumas ideias em processo...

Processo de Foco Sequencial
*Sequencia de proposição: 
-- Personagem Protagonista
-- Elementos de  construção do conflito - cenas
-- Diálogos
-- Enredo macro de acontecimentos 
-- Discurso micro de acontecimentos
-- Personagens - um a um 



Workshop em Campinas!

E para quem quer se dedicar a escrita.... Estarei em Campinas no mês de Agosto para um final de semana dedicado à escrita. Será um final de semana regado a técnicas, criatividade e muito conhecimento, estimulando os escritores e propensos escritores a desenvolverem histórias cativantes e potentes para ganhar o mercado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R