Pular para o conteúdo principal

Baobá de histórias - T'YEER-NA-N-OGE - Conto Popular Irlandês

Bem vindo a nossa central de histórias!

A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos!

Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ.

Essa semana traremos um conto popular da Irlanda; onde todos acreditam em duendes e outros seres encantados. E hoje teremos a história de "T'YEER-NA-N-OGE".

Boa Leitura!





Existe por aí um país chamado Tir-na-n-Og, que quer dizer País dos Jovens, pois a idade e a morte nunca o encontraram, e as lágrimas e as gargalhadas nunca chegaram perto dele. O bosque mais cheio de sombras cobre-o perpetuamente. Um homem foi lá e voltou. O bardo Oisen, que viajou num cavalo branco, deslizando sobre a superfície das ondas com uma encantada Niamh, viveu lá por trezentos anos e depois voltou a procurando seus amigos. No momento em que seu pé tocou a terra, seus trezentos anos caíram sobre ele, ele se dobrou em dois e sua barba varreu o solo. Descreveu sua estada no País da Juventude para Patrick antes de morrer. Desde então, muitos viram essa região em vários lugares: alguns nas profundezas dos lagos, depois de ouvir um vago som de sinos  emergindo deles, e muitos o viram lá longe no horizonte, ao olhar de cima dos rochedos ocidentais. Há menos de três anos, um pescador imaginou tê-lo visto, mas o local nunca apareceu, nem mesmo para prenunciar alguma desgraça nacional. Há muitas crenças desse tipo. Um piloto holandês, morador de Dublin, contou que ao senhor De La Boullage Le Cong, que em 1614 viajara pela Irlanda e vira, em volta dos polos, muitas ilhas estranhas, algumas de difícil aproximação por causa das bruxas que as habitavam e que destruíam com tempestades aqueles que tentavam chegar à terra. Uma vez, na costa da Groelândia, a sessenta e um graus de latitude, ele viu e tentou se aproximar de uma ilha dessas, mas ela desapareceu. Velejando na direção contrária, ele encontrou a mesma ilha, e velejando próximo a ela, quase foi destruído por uma terrível tempestade.


De acordo com muitas histórias, Tir-na-n-Og é a morada favorita dos duendes. Alguns dizem que á uma ilha tripla – a Ilha dos Vivos, a Ilha das Vitórias e um país submarino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R