Pular para o conteúdo principal

TRILOGIA PARA PENSAR NO HOJE


De Mariana Amargós 
Os Contos de Fadas estão presentes em nossas vidas há mais de trezentos anos, apresentados por contadores de histórias ou em livros; foram criados com a finalidade de educar os pequenos, falam do bem e do mal, do que é certo e do que é errado; através deles podemos enxergar a realidade pelo o universo da fantasia.
Há pouco mais de um ano tive a honra de conhecer a Susana Ventura no curso de Pós Graduação – O Livro para a Infância na Casa Tombada e hoje escrevo sobre essa linda trilogia de Contos e Contadoras, onde os motes ética, papel da mulher e justiça são abordados.
Sempre temos uma história preferida, a que diz algo a mais, que faz pensar, e a coleção feita pela Editora Biruta, organizada e escrita por Susana Ventura, com as também escritoras, Helena Gomes e Geni Souza, e com lindas ilustrações de Alexandre Camannho, nos traz contos para pensar, dialogar sobre passado, presente e refletir o que estamos querendo para o futuro. E posso dizer que essa trilogia dos contos de fadas é muito mais do que o simples romance de foram felizes para sempre.
Ah, e não podemos esquecer a socióloga Giselle Soares, que ao final da obra traz uma breve, e não menos importante análise social de cada conto.
O primeiro volume da trilogia, Dragões, maças e uma pitada de Cafuné – Contos de fadas para se pensar em ética, nos colocam em contato com o passado, e sua forma de transmitir questões importantes e relevantes que ainda precisam ser discutidas nos dias de hoje.
“Sendo apenas mais um dos vários filhos de uma família de camponeses muito pobre, o menino foi vendido ao ferreiro do vilarejo mais próximo.”, assim começa O menino e o candelabro, conto que mais me chamou atenção nesse volume; o menino realiza trabalhos domésticos e afazeres na oficina, até que um dia ele e o ferreiro encontram uma caixa que pelo olhar do ferreiro era apenas uma caixa vazia, mas para o menino continha um enorme tesouro, um candelabro, que lhe trás bons sentimentos e esperança para se livrar da maldição, e salvar a sua família da pobreza; mesmo depois de ter sido vendido pelo próprio pai.
Dragões, maças e uma pitada de cafuné levanta essa e muitas outras questões que faz com que os jovens de hoje reflitam sobre determinados assuntos éticos, ainda mais dentro do nosso cenário político-social de hoje.
O segundo volume da trilogia, Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa Contos de fadas para pensar sobre o papel da mulher moram em meu coração, pois esses contos levantam questões importantes sobre o papel da mulher ao longo dos tempos e nos mostram que a batalha pela nossa liberdade é constante, e ainda com um caminho longo para ser perseguido.
O poço das fadas me fez pensar em todo poder do masculino e da virilidade que lhe acompanha, e o quanto afeta a vida de todos. A busca pela permanência no poder faz com que um pai venda a sua própria filha, pois ela não serve como herdeira do trono, e mesmo depois de conseguir um filho homem, a ganância pelo trono é tão grande que ele faz de tudo para permanecer jovem, mas esquece de que o feitiço pode virar contra o feiticeiro, e as coisas não terminam tão bem para esse rei ganancioso.
Esse e outros contos de Princesas, bruxas e uma sardinha na brasa nos mostram o quanto a mulher ao longo dos anos não se acomodou em seu papel de serviçal, e que em muitos momentos elas tomaram as rédeas de seus destinos.
E o que esperar de Reis, moscas e um gole de morte: Contos de fadas para pensar sobre justiça
Ah... meus amores, pode esperar coisa boa por ai! Pois, essas mulheres são porretas, e nos fazem pensar e muito nesses contos que ressoam até hoje em nós.
Então, vamos marcar presença nesse lindo lançamento, conhecer as mulheres por trás dessa trilogia e festejar junto com elas e a Editora Biruta!

Anotem na agenda, 20 de outubro das 14:00 às 17:00, Susana Ventura e Helena Gomes estarão na Livraria PanaPaná, realizando um bate-papo sobre a obra e autografando seus livros!

Espero vocês pode lá!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R