Pular para o conteúdo principal

Baobá - Central de Histórias! - Vapt-Vupt-Zum! dos Irmão Grimm.

Bem vindo a nossa central de histórias!


A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos!


Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ.


Essa semana traremos um conto de fadas pouco conhecido "Vapt-Vupt-Zum", dos Irmão Grimm!



Boa Leitura!



Vapt-Vupt-Zum! - Irmão Grimm

Era uma vez um rei que tinha se perdido enquanto caçava. De repente, apareceu um homenzinho branco à sua frente: “Senhor rei, se me der a mão da sua filha caçula, eu o ajudo a sair da floresta”. Amedrontando, o rei concordou e o homenzinho então mostrou a ele o caminho certo. Ao despedir-se, disse: “Em oito dias, virei buscar a minha noiva”. De volta ao castelo, o rei estava muito triste pela promessa que fizera, pois a filha caçula era justamente sua preferida. As princesas notaram a tristeza do pai e perguntaram o que o preocupava. Ele então confessou ter prometido dar em casamento a mais nova de suas filhas para um pequenino homem branco da floresta, e que este viria busca-la dentro de oito dias. Elas, no entanto, o tranquilizaram, dizendo que dariam um jeito de enganar o homenzinho. Quando chegou o dia, elas vestiram a filha de um pastor de vacas com as roupas de princesa, sentaram-na no quarto desta, dando a seguinte ordem à jovem: “Quando alguém vier para busca-la, você vai junto!”, e em seguida saíram do castelo. Assim que tinham saído, uma raposa entrou no castelo e disse à moça: “Sente-se sobre a minha áspera cauda e vapt-vupt-zum!, vamos embora para a floresta!” A moça sentou-se sobre a cauda da raposa e está a levou até a floresta. Quando chegaram a um lindo campo relvado, onde o sol brilhava espalhando luz e calor, a raposa disse à jovem: “Agora apeie e cate meus piolhos!”. A moça obedeceu, a raposa deitou a cabeça no colo dela e, enquanto catava os piolhos, a moça
Irmãos Grimm
disse: “Ontem, neste mesmo horário, estava ainda mais bonito na floresta!”. “Mas como você chegou até a floresta?”, perguntou a raposa. “Ora, eu estava ajudando meu pai a pastorear as vacas.” “Então você não é a princesa! Sente-se sobre a minha áspera cauda e vapt-vupt-zum!, de volta para o castelo!” A raposa a levou de volta e disse ao rei: “O senhor me enganou, está é a filha de um pastor de vacas; em oito dias virei novamente buscar a sua verdadeira filha”. No oitavo dia, porém, as princesas vestiram a filha de um pastor de gansos com roupas suntuosas, sentaram-na no quarto e foram embora. Então a raposa chegou e disse: “Sente-se sobre a minha áspera cauda e, vapt-vupt-zum!, vamos embora para a floresta!”. Quando chegaram ao ensolarado campo relvado, a raposa disse novamente: “Apeie agora e venha catar meus piolhos!” Enquanto catava os piolhos, a moça suspirou e disse: “Onde estarão os meus gansos agora?”. “O que você sabe sobre gansos?” “Ora, todo dia eu levava o ganso para o campo, junto com meu pai.” “Então você não é filha do rei! Sente-se sobre a minha áspera cauda e, vapt-vupt-zum!, de volta para o castelo!” A raposa a levou de volta e disse aos rei: “O senhor me enganou de novo, esta é a filha de um pastor de gansos. Em oito dias eu voltarei mais uma vez, e se não me entregar a sua filha verdadeira o senhor se dará muito mal”. O rei ficou com medo e, quando a raposa voltou, entregou-lhe a princesa. “Sente-se  sobre a minha áspera cauda e, vapt-vupt-zum!, vamos embora para a floresta.” Ela teve de cavalgar sobre a cauda da raposa, e quando chegaram ao lugar iluminado pelo sol esta disse à jovem: “Agora apeie e cate meus piolhos!”. Mas quando a raposa deitou a cabeça no colo da princesa, esta começou a chorar e disse: “Sou a filha de um rei e tenho de catar piolhos de uma raposa! Se eu estivesse em casa sentada no meu quarto, poderia ver as flores no jardim!” A raposa, agora convencida de que estava com a noiva certa, transformou-se novamente no pequenino homem branco. Este agora era o seu esposo, ela teria de morar com ele numa pequena cabana, e cozinhar e costurar para ele, e isso durou um bom tempo. O homenzinho, por sua vez, fazia de tudo para lhe agradar.



Certo dia, ele disse à princesa: “Eu tenho de sair, mas logo três pombos brancos virão voando baixo, rente ao solo. Você deve capturar o pombo do meio e, quando o tiver nas mãos, cortar a cabeça dele imediatamente. Mas tome muito cuidado para não apanhar um pombo que não seja o do meio, pois isso causaria uma grande desgraça”. O pequeno homem então se foi e, ao cabo de pouco tempo,  a princesa viu três pombos que se aproximavam voando baixo. Ela ficou bem atenta, agarrou o pombo do meio, empunhou uma faca e cortou a cabeça dele. Assim que o pombo caiu no chão, um belo e jovem surgiu na frente dela e lhe disse: “Uma fada jogou um feitiço em mim; eu perderia a minha forma durante sete anos, e depois,  transformado num pombo, eu passaria pela minha esposa, voando entre dois pombos, e ela teria que me agarrar e cortar a minha cabeça. Caso ela não me pegasse, ou pegasse o pombo errado, e eu tivesse passado por ela, tudo estaria perdido e não haveria mais salvação.  Por isso lhe pedi que ficasse muito atenta, pois eu sou o pequenino homem branco, e você é minha esposa”. Isso deixou a princesa muito feliz, e, juntos, eles foram morar com o pai dela, e quando este morreu eles herdaram o reino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R