Pular para o conteúdo principal

Os 5 casos mais fascinantes descritos por Oliver Sacks


Publicado: Atualizado: 

LINK DA REPORTAGEM



Ao contrário de outros nomes famosos da divulgação científica, como Stephen Hawking e Carl Sagan, Oliver Sacks não foi um pesquisador genial. Não existem teorias com seu nome, tampouco grandes descobertas. 
Não há, porém, qualquer demérito nisso -- ele próprio reconhecia que não era cientista. Seu lugar não era no laboratório, isolado do mundo. Era no consultório, onde ele podia exercer sua maior habilidade: a da empatia
Ele era um bom médico, que sabia prestar atenção em seus pacientes
O neurologista ficou famoso simplesmente descrevendo casos clínicos de seu cotidiano -- que não era nada prosaico, como você pode ver nesta lista com os casos mais fascinantes que ele encontrou durante meio século de prática médica:
1. O regente que perdeu todas as suas memórias -- mas ainda conseguia lembrar da esposa
Após contrair herpes, o regente de orquestra Clive Wearing desenvolveu uma encefalite -- inflamação cerebral -- que lhe tirou a vida em vida. A infecção viral havia lhe causado o que Sacks documentou como "o caso mais severo de amnésia jamais documentado". 
O vírus detonou o hipocampo de Clive. Essa área do cérebro transfere as lembranças recentes para a memória de longo prazo.
Por isso, Clive não consegue guardar nenhuma memória recente por mais de trinta segundos. A cada meio minuto, é como se ele estivesse consciente pela primeira vez na vida. 
Suas memórias mais antigas, como o amor pela esposa Deborah - que ele cumprimenta com entusiasmo sempre que que vê "pela primeira vez" -- e a capacidade de reger um coral, permanecem intocadas.
(Veja, no vídeo abaixo, Clive tocando piano)

leia mais no BRASILPOST

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R