Pular para o conteúdo principal

Autores best-sellers que usaram a auto-publicação como ponta pé inicial na carreira

Stephen King


Rejeição é tão doloroso que a transformei num fantasma chamado Senhora Rejeição. Me esforço para transformá-lo em impulso para uma corrida rumo ao crescimento profissional.
Muitos autores também já passaram por isso, e temos exemplos como Stephen King e seu primeiro romance, "Carrie", que afirmam ter sido rejeitado trinta vezes. O autor conta ter jogado o manuscrito no lixo diversas vezes. Imaginem se ele tivesse desistido? Já Margareth Michell não dava a mínima para as rejeições e seguiu firme e forte com o romance "E o vento levou" mesmo após trinta e oito rejeições. E dizem que  a  coleção de estórias "Chicken Soup for the Soul" foi rejeitado cento e quarenta vezes!!! Será possível? Desconfio que seja storytellinng. rs...

E quando a Senhora Rejeição caminha silenciosamente na direção de um escritor e lhe entrega seu manuscrito com um enorme "negado" rabiscado em vermelho na capa, muitos recorrem a auto-publicação. 


Vince Lombardi conta que após seu livro "Once We Were Brothers" ser rejeitado inúmeras vezes ainda queria muito contar a estória sobre os dois irmãos que cresceram na mesma casa em Zamosc, na Polônia, mas acabaram em lados opostos na Segunda Guerra Mundial. Luta, família e crueldade estavam misturados a amor, traição e a busca por justiça. O autor assumiu estar impaciente e queria muito ver o livro impresso antes de morrer de velhice, então uniu-se ao filho e juntos criaram a Berwick Court Publishing Company. Em dois anos venderam cem mil cópias da rejeitada estória dos irmãos poloneses. Vince Lombardi afirma não identificar se o sucesso se deu pelo tema ou a multidão de fãs de triller, mas o que importa é que o sucesso atraiu a atenção de uma editora e em 2014 estará nas livrarias. 

O que a experiência do autor nos ensina? 
Que a obra apesar de rejeitada tinha todos os moldes de uma obra publicável, afinal de contas SERÁ PUBLICADA, mas ainda assim foi rejeitada.
Por que?
Muitas respostas se adequam a essa pergunta:
o livro estava mal estruturado?
Não era o tema procurado pelas editoras que o receberam?
Não tinha os aspectos técnicos exigidos pelas editoras?
Estava fora do que consideravam as próximas tendências literárias?

Qualquer resposta aqui seria pura especulação, mas acho importante levantarmos alguns pontos. Talvez a obra não se adequasse aos padrões que a editora buscava naquele momento e isso não tem nada a ver com qualidade, mas com posicionamento de mercado.

Por isso afirmo que preparar um manuscrito publicável não é sinônimo de publicação. 

As leis do mercado imperam, sim, mas isso não é motivo para desistir. O mesmo aconteceu com Harry Potter, rejeitado, mas altamente publicável, tanto que se tornou um fenômeno. Então se você tem certeza que a obra é publicável e terá impacto junto aos leitores, aposte na ideia. Publique e seja o primeiro a investir no livro, isso é sinônimo de sucesso de vendas? Não. Mas como já vimos em outros posts, pode sim ser o ponta pé inicial da sua carreira de escritor profissional. 

bjim e até a próxima...
Camila


Links
* Segredos de Sucesso de uma Auto-Publicação
* Outras estórias de sucesso com a auto-publicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R