Poucas pessoas nesse mundo nunca foram seduzidas por uma boa trama policial. |
Tem algumas dicas que valem MUITO a pena compartilhar. Não sou escritora de romances de mistério, mas adoro ler, pra mim são o supra sumo da arquitetura de uma estória, então repasso as dicas de Trevor Johnson com algumas dicas e comentários.
Quando falamos de romances de mistérios alguns pontos sem importantes:
*Certifique-se de que está criando um mistério, e não uma confusão. Para começar não perca tempo criando detalhes em excesso. Escritores menos experientes gastam tempo demais explicando coias que o leitor provavelmente nem vai se preocupar.
*Ao criar sua estória preste atenção a todos os elementos que são inseridos e pergunte-se quais são extremamente necessários. Dê ao leitor informações suficientes a um bom entendimento da estória. Por exemplo, para criar mais tensão em uma cena não são necessários novos personagens, informações ou reviravoltas, apenas turbine a cena criando uma amarração no tempo. Isso obriga o protagonista a tomar decisões mais rápido e "eleva a aposta", como a gente costuma dizer.
* Conduza o leitor de forma que ele se mantenha interessado e envolvido na estória. Qualquer bom enredo de mistério é composto por uma série de "o que?", "como?", "quem?", "onde?", "por quê?", e poderíamos seguir uma pergunta após a outra eternamente.
Dica: Pense que cada cena responderá uma pergunta do leitor e que todas juntas irão compor o quebra-cabeça chamado romance. Dê ao leitor pitadas da estórias que o levem a caminhos tortuosas, mas não permita que ele se perca na estória. Isso sim seria criar confusão ao invés de criar um enredo de mistério.
*Vá direto ao cerne da questão. Um erro comum dos escritores mais jovens são as complicadas reviravoltas. Não perca tempo criando coisas grandes para resolver questões simples. Claro que se a "reviravolta estonteante" for extremamente necessária a essência da estória, ela deve ser mantida, mas é sempre bom lembrar que uma boa trama de mistério se move rapidamente, e estórias muito elaboradas e que necessitam de grandes explicações dentro do enredo trazem lentidão ao enredo. A escolha é do autor, mas atente para o resultado da sua decisão, se vai retardar o movimento da trama, aproveite e o faça num momento em que a própria trama possa se beneficiar dessa leve parada.
*Um grande dilema moral do protagonista envolto a uma trama de mistério requer maestria técnica. A dica é: concentre-se nos pontos primordiais e estruture cenas que levem o protagonista direto ao certo da questão quanto a trama, isto trará movimento a estória. Então dilua o dilema moral do protagonista, o inserindo aos poucos na trama, de forma que ele não sobressaia ao cerne do livro, uma trama de mistério. O excesso de foco no dilema moral pode levar a estória a se tornar um drama bem diferente. Também não tem nada de errado nisso, entretanto esteja ciente de que não será um romance de mistério, mas sim "outra coisa".
*Um ponto importante de uma trama de mistério é a tensão entre o protagonista (o "bom rapaz", ou o detetive) e o antagonista (o "cara mau", ou o assassino). Na síntese é: o "bom rapaz" trabalhando para resolver um problema e o "cara mau" trabalhando para impedir a solução que irá se desenvolver. Mistérios, na maioria das vezes, são sobre o bem e o mal, se o seu contem esses valores aproveite-se desse embate e dê força a esse elemento tão importante numa estória de mistério.
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