Pular para o conteúdo principal

O começo é sempre PRECIOSO (Princípio)



E começo aqui e meço aqui este começo e recomeço e remeço e arremesso e aqui me meço quando se vive sobe a espécie da viagem o que importa não é a viagem mas o começo…
(Galáxias, Haroldo de Campos)

Sou cabalista de coração, e o é como se fosse de nascimento. “No princípio criou Deus” Assim começo o primeiro dos cinco livros do Pentateuco, também denominado Torá ou velho testamento. Para os cabalistas este é um momento especial. Esta semana começamos novamente nosso estudo anual das energias que compõem a Tora, um estudo das energias que nos envolvem semanalmente, a gente queira ou não. Para quem nunca ouviu falar de CABALA, uma informação é importante: os cabalistas acreditam que as histórias que compõem as parashiot, ou porções semanais, compõem um guia de sobrevivência nesse mundo. São histórias, palavras que nos influência fortemente. Para saber mais sobre como a cabala vê determinados eventos, livros e estudos, sugiro procurar uma boa escola, um bom profissional da área. Bem, mas sigamos! Somos fortemente influenciados pelas palavras, somos formados de palavras e nos conectados ao mundo com palavras. Então vamos a elas?

“No princípio criou Deus”.

Assim começo aqui e meço aqui esse começo: Todo principio é determinante. Ao plantar uma semente você estará definindo o tipo de árvore que poderá se formar. Qual é a sua história? Sobre o que você está falando? Quem será a melhor escolha para estar no palco da narrativa quando as cortinas se abrirem?

e recomeço e remeço e arremesso  aqui me meço: O universo é obra da criação e isso nos sugere que precisamos resgatar nossa criatividade e lembrar que, em qualquer tarefa, por mais simples que ela seja, podemos exercer nosso potencial criativo. Se no principio criou Deus e somos a imagem e semelhança, a criatividade corre no nosso sangue e alma. 
quando se vive sobe a espécie da viagem o que importa não é a viagem mas o começo…: Observemos atentamente a obra da criação. Você poderá ver de forma muito clara que há um selo comum em todas as coisas. Como um pintor que assina seus quadros, assim o criador assinou cada pequeno detalhe de sua obra.

Compor e criar uma história com a sua cara, o seu jeito, isto é: sua assinatura em cada pequeno detalhes requer atenção aos detalhes, foco no principio, na semente e conectividade com a criatividade. Assinar uma obra com a sua cara quer dizer que em casa detalhes dela podemos ver os pontos fortes e fracos de um autor/criador. Esta semana proponho uma CONEXÃO CRIATIVA influenciada por esta passagem da bíblia. Uma passagem que nos brinda com a anergia adicional para começar uma nova etapa em nossa vida e, por que nao?, uma nova história, ou um novo livro? É um ótimo momento para plantar novas sementes e acordar do sono profundo que paira sobre grande parte da humanidade. Sim, todos nós estamos sujeitos a ele, mas um ser criador por natureza busca um começo, um recomeço, um remeço e um arremesso simultâneos com a vida. 

Permita-se despertar para novas possibilidades.
Acrediite no talento que existe dentro de você .
Plante ideias e trabalho com foco. 

O desfecho estará diante de ti e você poderá plantar e colher os melhores frutos. 




Para saber mais sugiro a leitura desses 3 Textos:

- Resumo da Parashá
- O Poder das Palvras
- As Letras Competem por uma Preciosa Oportunidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R