Pular para o conteúdo principal

Uma pitadinha de André Neves

Premiado e merecidamente reconhecido tanto no Brasil quanto pelo mundo, André Neves é um ilustrador que encanta a cada pincelada. Quem não conhece as capas abaixo, preste atenção a esse post. 


COMPRAR



Atualmente o André mora no Rio Grande do Sul, mas esteve aqui em São Paulo no último final de semana para uma série de eventos ligados ao lançamentos de dois, sim DOIS!, dois livros. “Nuno e as Coisas Incríveis”  e “Um dia, Um Rio”.  O primeiro é dele, e só dele, lançado pela Editora Jujuba. Por me expressei assim?  Por que o segundo, "Um, um Rio" o André escreve em parceira com o escritor Léo Cunha. Ah, esse último foi lançado pela Editora Pulo do Gato. Mas olha só, penso aqui que o melhor jeito de apresentar as novas obras do André para vocês é convidando a minha amada mestra Cristiane Rogério para assumir o comando do post. É dela o encantador trecho abaixo, em que ela “poetiza" sobre os livros do André:

"Livros diferentes, que nascem de necessidades diferentes, mas que se encontram na força artística de André, na potência de não fazer concessão aos leitores mais jovens para falar de incômodos e perdas. Não é planejamento ou intenção pedagógica: é necessidade artística de expor em suas obras o que sente para entrelaçar leitores a conversar sobre o que não vem sendo dito."

A Cris é minha mestra na pós graduação O Livro para Infância, que estou cursando lá na Casa TombadaAh… e a Cris diz mais:
COMPRAR
"Nuno é livro de se olhar para dentro. De se olhar para dentro e enfrentar angústias, de se olhar para dentro e encarar a esperança como ato revolucionário. "

"Um Dia, Um Rio também surge às prateleiras como um grito de dor. Fala de uma tragédia tão concreta quanto de abstrata compreensão: o livro é inspirado na catástrofe ambiental de Mariana, a cidade mineira que viu seu Rio Doce invadir ruas, casas, vidas."


Além de professora e criadora dessa pós graduação, Cristiane Rogério é também jornalista e mantém o site ESCONDERIJOS DO TEMPO. Foi nele que a Cris postou a reportagem sobre o André Naves que acabei de citar pra vocês. Bem, sugiro que assim que vocês terminarem essa leitura, vocês corram para lá e leiam a reportagem completa.

Mas o que eu vim aqui contar é que eu tive a imensa chance de conhecer o André Neves! Ehhhh… Ele nos deu o prazer da sua presença na quinta-feira passada. Com “nos deu”, eu quiz dizer que ele esteve conosco do grupo de pós graduação apresentando o novo trabalho. Foi magnifico. 


Angela Castelo Branco, André Neves e Cristiane Rogério, na abertura do Encontro com André Neves na Casa Tombada.

As maravilhas literárias de André Neves!
André Neves, Cristiane Rogério, e editoras Daniela Padilha, da Jujuba Editora e Márcia Leite, da editora da Pulo do Gato.



Livro devidamente autografado!

Mais um para coleção!
Oba! Um dia, um rio!
Camila Prietto, Liliana, Cláudia, Vanessa e Mariana -
parte da Turma da Pós Livro para Infância da Casa Tombada!
Livros devidamente autografados!
Camila Prietto e André Neves
Camila Prietto e Mariana Amargós - 
Ateliê de Estórias



Querem ver imagens incríveis do interior do livro? Corre lá pro site da Cris - ESCONDERIJOS DO TEMPO. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R