Pular para o conteúdo principal

Literatura brasileira é um nicho a ser trabalhado na Alemanha, conta editor



Com um pouco mais de um mês de diferença, Brasil e Alemanha homenageiam um ao outro na Bienal do Rio e na Feira de Frankfurt. 2013 é, portanto, um bom ano para apostar em títulos brasileiros na Alemanha, como é o caso da pequena editora independente Klaus Wagenbach, que começou a publicar livros brasileiros no ano passado. O editor da casa Marco Thomas Bosshard conversou com o PublishNews sobre seu trabalho e expectativas em relação à literatura brasileira na Alemanha.
 
O primeiro desafio foi encontrar quem lesse os originais. Bosshard conta que, antes de 2012, não havia ninguém que lesse em português. Superada a barreira da língua, a editora já publicou nove títulos brasileiros, que variam de autores renomados como Graciliano Ramos e João Ubaldo Ribeiro, a Rachel de Queiroz e Paulo Scott. A maioria, porém, já havia sido publicada e os livros estavam esgotados. Outros, como é o caso do Habitante Irreal, de Scott, são lançamentos.
 
“Nós fizemos isso também em 2010 com a Argentina, que era o país convidado de honra da Feira de Frankfurt daquele ano. Mas a situação era diferente, pois tínhamos uma seleção muito boa de autores argentinos. Não era o caso do Brasil, por isso eu estava um pouco cético no começo”, comenta Bosshard.
 
Três dos seis livros publicados em maio já tiveram reimpressões. Um dos mais vendidos promovidos pela editora, porém, não é de literatura brasileira: é Copacabana, um livro de não ficção que conta como a praia carioca ganhou sua fama mundial, escrito pelo alemão Dawid Danilo Bartelt, que mora no Brasil.
 
As capas das edições são bem coloridas e enfatizam o clichê do “país tropical”. “São capas que chamam a atenção do leitor. Acho que isso dá certo como estratégia de vendas, mesmo que o leitor acabe se surpreendendo com o conteúdo”, explica Bosshard, quase em tom de desculpa.
 
Apesar dos bons indícios iniciais, Bosshard lembra que ainda é cedo para saber se os livros brasileiros venderão bem. Segundo o editor, muitas vezes o sucesso de um título depende das livrarias. Se a editora não comprar a exposição e o livreiro não gostar do livro, dificilmente ele irá para frente.
 

PublishNews - 04/09/2013 - Matheus Perez
PublishNews conversa com Marco Thomas Bosshard, da Klaus Wagenbach

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R