Pular para o conteúdo principal

Personagem: Soar, sentir, falar...

COMPRE AQUI!


Personagem.


Persona. Per sonare. “Soar através de”. No teatro grego, prósopon era a máscara usada por atores, por meio da qual expunham à audiência as suas emoções. Através da persona, ou seja, do personagem, o público estrava em contato com a estória. Isso já pode fazer você supor qual é o elemento principal e essencial de uma estória: o personagem.

Mas atenção!

A estória é apenas o que acontece com o personagem. Uma estória, para ser interessante, deve se preocupar com de que forma o que acontece com o personagem afeta o leitor. Do contrário, este perderá interesse na leitura.

Imagine que você decidiu escrever um livro tendo como pano de fundo a II Guerra Mundial. Você já sabe que, para atrair o leitor para a sua estória, terá de escolher um personagem através da qual mostrá-la. Neste caso, você decide que a sua personagem, uma jovem polonesa, doce e meiga, irá se apaixonar por um soldado que, logo no início do romance, foi lutar contra as tropas alemãs. E, como sua estória é sobre amor, a jovem polonesa passará as duzentas folhas seguintes arrumando formas de suportar a dos da separação, até que ele regresse ao fim da guerra e eles possam viver felizes para sempre.



Olha, dá para sentir o estômago embrulhar só de imaginar escrever uma estória dessas. Tudo bem, você estaria relatando os fatos que aconteceriam uma vida pacata da jovem (longe do front de guerra), esperando o amor voltar. Esse tipo de coisa deve realmente ter acontecido durante a II Guerra Mundial. Mas quem gostaria de ler uma estória sem graça dessas? Qual a empatia que essa personagem criaria junto ao leitor?

Seria provável o leitor passar a torcer para que o vilarejo dela fosse invadido por soldados inimigos e ela fosse levada para um campo de concentração, por mais cruel que isso pudesse soar.


Espere aí.


Releia a frase sobre o que o leitor talvez passasse a desejar.


Bingo. Você entendeu.


A função do autor é a de se antecipar. É a de dar ao leitor tudo aquilo que ele pode querer.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R