Pular para o conteúdo principal

“ASPAS”





Gente! Alguém edita assim?



Sério. 
Como eu queria ser uma pessoa normal, dessas que criam de forma organizada e simplesmente se colocam diante de uma folha em branco e escrevem. Tudo, de uma só vez, do inicio ao fim da primeira versão. 
Mas não. Meu cérebro cria em blocos e depois reparte os assuntos como se fosse um gigantesco quebra cabeça. Aí eu tenho que organizar cada pedacinho, tipo separando as peças da borda das do meio do quebra cabeça? Aí depois é só ir juntando por cor ou separando o que é céu do que é chão. 
É bem assim que eu fico, primeiro separo os "pedaços de cenas" como se fossem as bordas do quebra cabeça, pra mim são as partes mais importantes. Depois junto "ideias que surgiram para outra estoria", como se fossem aquelas partes do quebra cabeça que são mais fáceis de localizar. Aí é só separar tudo que é mais difícil e não tem nada a ver com o resto, tipo peças de um outro quebra cabeça misturado no meio, sabe? 
Então surgem as partes "lista de compras da feira", "trechos interessantes para palestras", "filmes que podem ajudar em cursos ou consultoria", "perguntas para o James", "ideias para o próximo livro", "ideias para inserir antes de terminar ´esse livro´ que estou escrevendo", "comentário para inserir num book in a box", e mais, outros pedaços um pouco diferentes como: "falar para minha mãe", "ligar para Giu", "lembrar a Mari", "chamar a Tati", "contar para o Mário" ou "escrever para o Nano" e por aí vai, infinitamente até o mais "para sempre" e "para sempre" sempre lembra do outro pedaço que são "coisas para dizer para o namorado" ou até "coisas para não dizer", ninguém gosta, mas essa lista é bem importante, e aí continua infinitamente um para sempre maior que os para sempre do mundo, por mais para sempre que sejam. Ufa... É assim mesmo que fica! 
Afi... 
Acho que bati o recorde de aspas num texto de até  300 palavras. 
E já que estamos falando sobre isso... 


__________________________________

As aspas - sinal gráfico [" "] - servem para isolar palavras, trecho de frases, frases e expressões; ou indicar a reprodução literal de uma oração, de um período e, até mesmo, de um texto:
●   O professor considerou "incorreta" a resposta do aluno.
●   Disse o artista plástico: "Eu vivo para pintar".
●   "Um desses oficiais defensores da legalidade era o capitão Virgulino Ferreira, o Lampião." (Raquel de Queiroz)

Quando uma frase começa e termina entre aspas, o ponto final deve ficar entre aspas também:
●   "Entre as estrelas e lá detrás da igreja, surge a lua cheia para chorar com os poetas." (Jorge de Lima)

Quando a frase não começa, mas termina entre aspas, o sinal de pontuação deve ficar fora das aspas:
●   A notícia foi dada pelo "Jornal do Brasil".
●   Paris é considerada a "Cidade Luz".

Se a frase inteira estiver entre aspas, o ponto de interrogação, de exclamação será englobado por elas:
●   "Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela claridade imortal que toda luz resume?"

Caso contrário, ficará depois das aspas:
●   Quem se lembra ainda do "nada a declarar"?

Evite o uso de aspas simples seguidas de aspas normais:
●   Não procede a acusação de que policiais estão "envolvidos no ‘tráfico de drogas'".

Evite as construções em que apenas o ponto separa aspas fechadas de outras que abrem nova fase:
●   O acusado disse que estava "enlouquecido no momento da briga"."Estou arrependido", acrescentou.


Se quiserem ler mais, acessem o link do texto do Ricardo Sérgio, ele tem vários textos explicando sobre gramática e ortografia, muito bacana, SUPER INDICO! 

Bjim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baobá de Histórias - O Conto das Areias - Conto Sufi

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outra até desconhecidas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece um conto tradicional que poucos sabem? Mande para nós a sua sugestão de histórias, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos um conto sufi, "O Conto das Areias"! Boa Leitura! Um rio, que partiu de sua nascente na montanha distante, depois de passar por todos os tipos e espécies de territórios, finalmente chegou às areias do deserto. Assim como ele tinha atravessado todos os outros obstáculos, tentou atravessar aquele, mas percebeu que a sua água desaparecia nas areias na mesma rapidez que chegava. Estava convencido, no entanto, que seu destino era atravessar aquele deserto, mas ainda não havia como. Então, uma voz oculta vinda do deserto, sussurrou: "O vento atravessa o desert

Baobá de Histórias - O leão, a raposa e a corça - Esopo

Bem vindo a nossa central de histórias! A nossa ideia é compartilhar com vocês histórias muitas vezes conhecidas e outras até desconhecidas, fábulas, contos de fadas, contos fantásticos entre outros, para interagirmos e trocarmos conhecimentos! Você conhece uma fábula, um conto tradicional ou qualquer outra história? Mande para nós a sua sugestão, e nos ajude a fortalecer o nosso BAOBÁ. Essa semana traremos uma fábula; que são pequenas narrativas , normalmente em prosa e muitas vezes é protagonizada por animais falantes e selada por uma máxima moral. E hoje nossa fábula é do Esopo, "O leão, a raposa e a corça"! Boa Leitura! O leão que jazia doente em uma caverna, disse à estimada raposa, com quem mantinha convívio: "Se você me quer vivo e saudável, ludibrie com palavras a maior corça que vive na floresta, faça com que ela venha às minhas mãos, pois ela tem um coração e entranhas que despertam o meu apetite". A raposa se foi, ao entrar a

Tipos de Textos Narrativos

A  narração  é um dos  gêneros literários  mais fecundos, portanto, há atualmente diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os tipos de textos mais conhecidos, estão o  Romance , a Novela, o  Conto , a  Crônica , a  Fábula, a Parábola, o Apólogo , a  Lenda , entre outros. O principal  objetivo  do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou  entretenimento . Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor. Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narração e as diferenças básicas entre eles. Romance : em geral é um tipo de texto que possui um núcleo principal, mas não possui apenas um núcleo. Outras tramas vão se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos:  Romance policial , R